segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Violência contra mulher x informação

Nos últimos dias, a denúncia feita pelo Ministério Público contra Roger Abdelmassih ganhou destaque na mídia. O médico, dono de uma das maiores clínicas de fertilidade do país, é acusado de ter abusado sexualmente de 56 pacientes durante as consultas.

A denúncia do Ministério Público foi aceita pelo juiz Bruno Paes Stranforini, da 16ª Vara Criminal da Capital, que decretou a prisão preventiva do médico.

Casos como esse, de violência contra as mulheres, são comuns. O número de registros de agressões desse tipo aumentou 22,3% de 2007 a 2008. A maior incidência, por mais incrível que possa parecer, é de violência doméstica, sendo que em 67% das ocorrências os agressores são os próprios companheiros.

Esses dados fazem parte do registro de atendimentos da Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180, divulgados no início do mês pela Secretaria de Políticas Especiais para Mulheres.

No último dia 21, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher do Estado realizou o Seminário Sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher para discutir medidas para melhorar o combate a esse tipo de violência.

Um dos instrumentos de defesa ao qual as mulheres podem recorrer em caso de violência doméstica é a Lei Maria da Penha, já apresentada anteriormente em nosso blog. Por meio da Central de Atendimento à Mulher é possível obter informações sobre a lei que combate a violência doméstica e sobre outros serviços de apoio.

Apesar do crescimento do número de mulheres que buscam auxílio, ainda há muitas que não procuram apoio em caso de agressão. Pesquisa realizada pelo Ibope em 2008 revelou que 42% das mulheres que sofrem algum tipo de violência não recorrem aos serviços disponíveis.

Ainda há muito a ser feito para mudar esse cenário. É importante promover o debate para conscientizar as mulheres sobre seus direitos. Também é necessária maior participação feminina nas discuções. A violência deve ser combatida por toda a sociedade. A informação e a educação são instrumentos poderosos nesse combate.

Um comentário:

  1. É por isso, q devemos tomar muitos cuidados, principalmente com higiene e evitar aglomerações.
    Bjão!!!

    ResponderExcluir