sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Grávidas devem se afastar do trabalho devido à nova gripe

Carolina Mischiatti

O Ministério Público Federal (MPF) liberou hoje, 21 de agosto, funcionárias e estagiárias grávidas de comparecer ao trabalho até o dia 31 deste mês. Isso porque mulheres grávidas – junto com crianças menores de 5 anos - fazem parte do grupo com maior risco de contrair e ter complicações da doença.

Antes mesmo do anúncio feito pelo MPF, outros órgãos federais já haviam tomado a mesma decisão – o Supremo Tribunal Federal (STF) permitiu que as gestantes só voltassem às atividades depois do dia 28 de agosto. Já no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Senado, Câmara dos Deputados, e governos do Distrito Federal e do estado do Rio de Janeiro as gestantes só voltarão às atividades no início de setembro.

A Prefeitura de São Paulo informou que irá remanejar as funcionárias grávidas que trabalham em locais aglomerados. Elas devem passar a exercer funções em que não será preciso manter contato com desconhecidos. Caso isso não seja possível, existe a alternativa de afastamento temporário.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatizou hoje que gestantes e crianças menores de 5 anos devem tomar o medicamento Tamiflu se aparecerem os sintomas da nova gripe e o atendimento médico não puder ser feito prontamente.

Mesmo com a diminuição dos casos no Brasil, a OMS afirma que o pior da gripe ainda pode estar por vir. Pois considera o risco de haver um segundo ou terceiro surto da pandemia, como já ocorreu com outras doenças.

No mundo todo, a OMS informa que cerca de 1,8 mil pessoas morreram por conta da nova gripe. No Brasil, estima-se que sejam 487 casos fatais da doença.

Um comentário:

  1. Carol, costumo dizer que jornalista é como vinho, melhora com o tempo. Acredito que essa máxima vale para você. Seu texto está bem construído, harmônico e equilibrado.

    Observo:
    - Não há necessidade de utilizar (21 de agosto...) a publicação se encarrega de datar;
    - Evite repetição (pode tirar grávidas da segunda frase sem prejuízo algum - "Elas e as crianças menores de 5 anos fazem parte..." ou "..., pois – junto com crianças menores de 5 anos - fazem parte..." );
    - No segundo parágrafo, pode economizar o "mesmo" ("Antes do anúncio... gestantes voltassem");
    - Uma virgulazinha - ("...estado do Rio de Janeiro, ...");
    - Acho mais condizente com a seguinte construção (...Tamiflu se apresentarem os sintomas...");
    - Aqui é uma outra. ("...estar por vir, pois considera..."; "...estar por vir e considera..." ou "...estar por vir. É considerado...")
    * Datelhe técnico - No lead ou sublead tem de aparecer a informação da manchete. Sugiro que mencione que a nova gripe é provocada pelo vírus H1N1. Assim você faz uma suíte.

    Beijokinhas,
    Seu fã!

    ResponderExcluir