sábado, 29 de agosto de 2009

Ioga pode ajudar na alimentação


Carolina Mischiatti

Um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, nos Estados Unidos, constatou que praticar ioga ajuda a melhorar os hábitos alimentares.

A técnica milenar, que é conhecida por trabalhar tanto a parte física quanto a emocional de seus adeptos, fez com que eles engordassem menos durante os dez anos da pesquisa.

Através dessa análise, os especialistas trabalharam a hipótese de que o resultado não estaria apenas relacionado ao fato de movimentar o corpo, mas sim da consciência que a prática indiana proporciona.

A comprovação veio depois de um questionário enviado a mais de 300 pessoas da cidade americana de Seattle. O objetivo era analisar voluntários de peso considerado normal e que praticassem alguma atividade física. Mais de 80% das pessoas analisadas eram mulheres, com cerca de 42 anos.

O índice de massa corporal (IMC) de quem praticava o ioga foi inferior aos dos outros participantes. A média de IMC destes era de cerca de 25,8. Enquanto os adeptos do ioga, tinham um IMC de 23,1.

Os resultados sugerem que a técnica indiana ajuda a pessoa a ter consciência de comer apenas o necessário, sem se deixar levar por impulsos, ansiedade ou depressão. E isso, a longo prazo, pode ser o diferencial para uma vida longa e saudável.

Um comentário:

  1. Nesses dias tão cheios de preocupações e orbigações daqui, outras alí, precisamos mesmo encontrar formas de aliviar as tensões e melhorar a nossa qualidade de vida.

    Interessante a pesquisa. Será que a técnica funciona comigo também?! uahauh!

    ResponderExcluir