sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Câncer do colo do útero causa milhares de mortes no Brasil

Carolina Mischiatti

O câncer do colo do útero mata por ano no Brasil cerca de 9 mil mulheres, segundo dados do Ministério da Saúde. Um dos motivos para o elevado número de óbitos – seis vezes maior do que em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Inglaterra – pode ser a falta de prevenção. Se detectada no início, as chances de cura da doença são grandes, mas 20% das brasileiras, em média, não fazem exames preventivos.

Esta semana acontece em Porto Alegre o Congresso Internacional de Prevenção do Colo do Útero em Saúde Pública. O objetivo é discutir novos métodos de combate ao câncer. O evento, que conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais, termina amanhã (5 de setembro), no Hospital das Clínicas da capital gaúcha.

O oncologista Rengaswamy Sankaranarayanan, que chefia o maior centro de pesquisa de câncer do mundo, o International Agency for Research on Cancer (IARC) da Organização Mundial, da Saúde (OMS), é um dos palestrantes do Congresso. Segundo ele, cerca de 500 mil mulheres são vítimas do câncer do colo do útero, nos cinco continentes. Dessas, mais da metade, 270 mil, morrem todos os anos por causa do tumor. Os números de casos fatais da doença são maiores nos países em desenvolvimento, onde ocorrem 85% das mortes.

Para se prevenir, duas dicas:
Usar camisinha em todas as relações sexuais, pois ela evita o contágio do HPV, vírus que pode causar lesões no útero e levar ao câncer.
Fazer o exame de Papanicolaou ao menos uma vez por ano. Sobretudo mulheres na faixa etária entre 25 e 59 anos.

É importante lembrar que o câncer do colo do útero não costuma apresentar sintomas em seu estágio inicial. Já quando a doença está avançada, pode causar corrimento, sangramento vaginal e dores.
Por isso é necessário visitar seu médico e realizar aquele exame que pode parecer incômodo, mas ajuda a salvar vidas.

2 comentários:

  1. Os dados apresentados são alarmantes.
    É incrível como muitas vezes nos esquecemos de cuidados básicos, como visitar um ginecologista periódicamente.
    Sexo com camisinha ainda é a melhor solução!

    ResponderExcluir
  2. È, e pensar q esta doença poderia diminuir muito, bastando fazer exames preventivos, apenas, uma vez por ano!!!

    ResponderExcluir