quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Administradoras da casa

Joyce Cunha

Há quem pense que vida de dona de casa é fácil. Longe de terem deveres simples, as mulheres, na maioria das vezes, são responsáveis pela administração das contas da família. Muitas até são sobrecarregadas com dupla jornada, já que durante o dia trabalham fora, mas reservam tempo para colocar a casa em ordem.
Mais do que se preocupar com a manutenção do ambiente familiar, cabe às mulheres administrar o orçamento da casa. Cuidar para que a família mantenha hábitos saudáveis também esta na lista de preocupações. Confesso não ter habilidades com essas tarefas, mas seria de grande utilidade aprender a gerenciar os recursos da casa e aplicar da melhor maneira possível.
As mulheres, que além de trabalhar fora, cuidarem das tarefas domésticas e serem muitas vezes responsáveis por crianças e até mesmo idosos, redobram seus esforços e acabam não dando atenção para pequenos detalhes que podem fazer diferença no dia-a-dia da família.
Para auxiliar as administradoras da casa, existem grupos que trocam informações e recebem orientações para conciliar os deveres. No Distrito Federal, por exemplo, uma associação de donas de casa promove palestras e encontros sobre assuntos relacionados às tarefas domésticas para cerca de 4 mil mulheres.
Entre as preocupações do grupo estão a atenção aos preços de produtos e o consumo responsável. Listar os itens necessários é uma forma de garantir economia. Durante as compras, a orientação é optar por produtos locais, ou seja, produzidos na região onde são comercializados. O grupo também discute o consumo de alimentos saudáveis, como forma de garantir qualidade de vida aos integrantes da família.

Um comentário:

  1. E AS MULHERES SEMPRE MODERNAS EM QUALQUER ÉPOCA ,ADMINISTRADORAS, ECONOMISTAS, AGENTES DE SAÚDE DA FAMÍLIA, PSICÓLOGAS, EDUCADORAS, AMIGAS , MÃES E TUDO ISSO USANDO SALTO ALTO E BATOM. LINDAS!!!!

    ResponderExcluir