quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Papel da mulher e mudanças climáticas

Joyce Cunha

Que o planeta já enfrenta e ainda enfrentará as consequências das mudanças climáticas todos sabemos. A novidade é que deverão ser incorporados ao debate internacional sobre a questão os aspectos demográficos e o papel da mulher. A informação foi divulgada ontem, dia 18, pelas Nações Unidas, no relatório “Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e clima”.

Segundo o texto, que menciona estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico, as mulheres são mais preocupadas com o ambiente e que por esse motivo poluem menos que os homens. Em países industrializados, por exemplo, são as mulheres que consomem em maior quantidade produtos que tem menor impacto no meio ambiente e têm maior tendência de reciclar resíduos.

Entre as razões para os impactos femininos no meio ambiente serem menores estão as desigualdades de acesso aos recursos econômicos, em países industrializados ou em desenvolvimento, e até mesmo questões relacionadas à alimentação, já que as mulheres consomem porções menores de carne e alimentos em geral e seguem regimes alimentares que priorizam o consumo de legumes.

A Patrona do Feminismo no Brasil, Rose Marie Muraro, acredita que a mulher terá papel ecológico na construção do futuro. “O homem se tornou competitivo num período histórico, quando inventou o dinheiro, e então destruiu os recursos naturais. As mulheres continuam solidárias porque dão origem à vida, alimentam e tomam conta da vida, e está trazendo o homem um pouco mais para essa solidariedade”.

Ainda segundo o relatório das Nações Unidas, a redução da natalidade é um ponto importante para que a população tenha maior resistência ao impacto das mudanças climáticas. A redução da população contribuiria, entre outros, para a diminuição da emissão de gases poluentes no futuro.

2 comentários:

  1. Concordo com o texto. Os homens até sabem discursos ecológicamente corretos. Mas vejo que são as mulheres que realmente se preocupam e tomam atitudes para prejudicar menos a natureza.
    Eu sei que estou fazendo a minha parte!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza as mulheres estão bem mais ligadas ao movimento ambientalmente correto do que os homens.
    Todo esse tempo que o mundo foi 100% dominado pelo homem a única coisa que houve foi destruição desenfreada sem pensar nas consequências.
    Talvez agora com esse mundo um pouco mais igual, onde as mulheres estão tendo um valor maior, apesar que não dá pra dizer que os valores estão nivelados, infelizmente, o mundo seja castigado um pouco menos.
    Mas só graças as mulheres, por que se depender de nós homens , destruímos de vez tudo o que restou.

    ResponderExcluir