quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cresce o número de grávidas acima dos 30 anos


Carolina Mischiatti

Cursar a faculdade, ter uma boa posição no emprego, manter um bom relacionamento amoroso, ter uma vida financeira tranquila. Cada vez mais mulheres preferem construir uma vida estável antes de dar um dos passos mais importantes de suas vidas: engravidar.

Cresce o número de mulheres que optam por engravidar depois dos 30. O que antes era considerado gravidez de alto risco, tem se tornado cada vez mais comum entre as brasileiras. Dados do IBGE mostram que de 1991 até 2000, houve um aumento de 27% no número de grávidas por volta dos 40 anos.

É aconselhável que uma mulher que pretenda ser mãe tardiamente, procure um médico com cerca de três meses de antecedência, para realizar exames que diagnostiquem se ela está com a saúde em dia. Isso porque, apesar dos avanços da medicina, as chances de engravidar diminuem com o passar dos anos, pois os óvulos se tornam menos capazes de serem fecundados. Enquanto até os 30 anos a chance mensal é de 20%, depois dos 40, estima-se em apenas 5% as chances de engravidar, ao mês. Além disso, aumenta a probabilidade de aborto espontâneo.

Outra complicação mais comum nas grávidas acima dos 35 anos é a má formação do feto, em que o bebê pode ter Síndrome de Down ou até mesmo ocasionar um aborto espontâneo.

Mas os riscos não devem desanimar as futuras mamães. Assim como demonstra a pesquisa do IBGE, optar pela maternidade depois dos 30 está cada vez mais comum e com acompanhamento médico e um bom pré-natal é possível dar a luz na hora que decidir. Exemplos de famosas não faltam. Entre elas, Nicole Kidman, Cássia Kiss, Sílvia Poppovic, Myriam Rios...

3 comentários:

  1. Realmente, é assim mesmo. As mulhere estão esperando uma estabilidade financeira para depois engravidar. E com toda rezão, porque ter é fácil mantê-los que é o problema. Eu mesma engravidei depois dos 30 anos e hoje me sinto jovem e com uma filha moça.
    Bjss meu bem e parabéns é isso aí.

    ResponderExcluir
  2. Também temos personagens assim em nosso livro. São mulheres que optaram por ser mãe um pouco mais tarde do que era costume e provam que complicações a parte, a maternidade compensa!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, eu e minha esposa somos prova disso, acabamos de nos casar, e tivemos a sorte de nos unirmos já com nosso apartamento montado e optamos esperar nos estabilizar para com mais estrutura, darmos inicio ao nosso herdeiro ou herdeira! ... rss, nosso bebê.

    ResponderExcluir