domingo, 29 de novembro de 2009

E os nossos exames?

      Pamela Lopes  

          A notícia veio de longe, mais precisamente dos Estados Unidos e as recomendações para dois dos mais importantes exames femininos mudaram. Os médicos estão divididos. A mamografia e o papanicolau agora já não são mais feitos anualmente.

            A orientação divulgada recentemente prevê mamografia a partir dos 50 anos- não mais dos 40- e realizadas a cada dois anos. Já o papanicolau, que rastreia o cancêr do colo do útero, deve ser realizado a partir dos 21 anos. A frequência, que também era anual, para a ser bienal.

           Segundo alguns especialistas, os exames propiciam o diagnóstico precoce do cancêr e podem salvar muitas vidas, portanto, o melhor é fazê-los anualmente. Mas outros especialistas também acreditam que o alto índice de diagnósticos errados prejudica a saúde das pacientes.

           O SUS - Sistema Único de Saúde- já seguia as diretrizes agora divulgadas pelos Estados Unidos. Ou seja, pouca coisa muda na saúde pública. Sem saber muito bem o  que fazer, o que nos resta é conversar com um médico de nossa confiança, para nos sentirmos seguras e protegidas, sem, é claro, esquecer dos exames.

2 comentários:

  1. Essa recomendação pode fazer sentido para desafogar o SUS, por exemplo. Mas cada mulher deve decidir quando fazer os exames, já que é sua saúde que está em risco. Adoro esse tipo de matéria!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo preocupante ficar sem saber o que fazer. Eu já tive casos na família em que o auto-exame ajudou a detectar e mesmo assim medicos dizem que o auto-exame tb não é bom.

    ResponderExcluir