quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Salto alto na adolescência


Carolina Mischiatti

No dia 21 de setembro a filha dos atores Tom Cruise e Katie Holmes, Suri, foi vista passeando com sua mãe pelas ruas de Boston (EUA) calçando sapatinhos de salto. O detalhe é que a garota tem apenas três anos. O flagrar da garotinha virou assunto em grande parte da imprensa internacional.

Aqui no Brasil não é mais novidade ver adolescentes que começam a usar salto alto ou anabella entre os 12 e 13 anos de idade. Entanto o uso precoce desse tipo de sapato pode causar problemas a curto prazo. De acordo com a fisioterapeuta Patrícia Pezzan, que realizou um estudo para sua tese de mestrado na USP, meninas que fazem uso freqüente de salto alto demonstram os primeiros sintomas negativos em apenas um ano.

Os principais problemas são relacionados à má postura. O efeito do salto alto de arrebitar o bumbum é um dos vilões, pois provoca desvios na lombar e no osso da pélvis. O efeito “X” aparece da cintura para baixo, porque ao tentar se equilibrar no salto a mulher aproxima os joelhos e curva os pés para fora. E isso se reflete em malefícios para os músculos e articulações. É ele (“X”) também que ajuda a desgastar mais as partes externas do sapato.

Mas como é difícil achar mulheres que resistam a esse tipo de salto, a fisioterapeuta da a dica. Não é preciso parar de usar salto alto, apenas não começar a usá-los tão cedo, nem abusar do calçado, deixando-o para ocasiões especiais, é a dica de Patrícia. Assim, é possível manter o corpo bem, mesmo quando descer do salto.

7 comentários:

  1. Realmente,além de prejudicar a saúde ainda ao meu vêr, fica parecendo anão. Como dizia o estilista Clodovil "Criança fantasiada de adulto".
    É lindo vêr uma criança, vestida como criança.
    Bjsss.

    ResponderExcluir
  2. Carol, parabéns pelo blog..
    Acho que toda criança deve vestir como criança, e não como executiva, pois isso atrapalha no desenvolvimento natural de amadurecimento.
    Infelizmente existem muitos pais que incentivam esta atitude , tornando crianças adultas antes do tempo.
    beijus,
    Elizete

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Carol!!..
    acho que o salto dá muita elegância!! uma criança talvez nem consiga se equilibrar, mas todas gostam de calçar os saltos da mãe ou tia - fica com a mãe o bom senso de permitir ou não.Eventualmente não fará mal algum!

    ResponderExcluir
  4. Aqui no Brasil é mto comum vc ver, adolecentes de salto alto, pq é a moda e falam que as mulheres ficam mais bonitas e charmosas,mais nem sempre é bom porque machucam a coluna e tbm as pernas que não estão preparadas para aguentar tanto tempo em cima de um salto.
    Mais tbm exesti uma concorrencia entre as proprias meninas de hj que veem mto tv e filmes e querem ficar parecidas com os seus Idulos...
    Bom acho que tudo tem, a sua devida idade e a sua forma de usar, e qto tempo vai ficar usando...
    Para ficar bonitas e belas... pra sempre bjos
    Daniela Scartoni

    ResponderExcluir
  5. Que menina nunca se maquiou com as pinturas da mãe ? que menino nunca brincou de se barbear ? As crianças gostam de imitar e parecer adultos ... quem qdo criança nunca fez isso que atire a primeira pedra, rsrsrsm, mas vai da mãe ter o bom senso de não fazer dessa "brincadeira" um habito...e quanto as adolesceente principalmente as baixinhas usam sim pq elas são cobradas por não ter altura e assim elas se sentem bem...
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Marcia disse...
    Que menina nunca se maquiou com as pinturas da mãe ? que menino nunca brincou de se barbear ? As crianças gostam de imitar e parecer adultos ... quem qdo criança nunca fez isso que atire a primeira pedra, rsrsrsm, mas vai da mãe ter o bom senso de não fazer dessa "brincadeira" um habito...e quanto as adolescentes
    principalmente as baixinhas usam sim pq elas são cobradas por não ter altura e assim elas se sentem bem...
    bjs ♥

    ResponderExcluir
  7. Nao creio que esteja certo seu comentário marcia, pois alguns amigos da minha filha ( que está na sétima série) já se barbeiam sério, minha filha já tem sua coleção de maquiagem e ja depila até virilia e coxa.Usa salto também. Acho que não estamos acostumadas, bom eu já estou um pouco. BEIJOS

    ResponderExcluir