terça-feira, 27 de outubro de 2009

Histórias de mulheres

Joyce Cunha

Desde o início do ano, quando definimos o tema do nosso trabalho de conclusão do curso, acompanhamos o que há de novo no mundo feminino. Em todo o mundo, independente de questões culturais, as mulheres são notícia diariamente.

Encontramos informações de todos os tipos. Não é difícil localizar dados sobre pesquisas que anunciam que a vida sexual traz benefícios à saúde da mulher ou até mesmo sobre os conflitos das mulheres que enfrentam problemas por não conseguir conciliar vida profissional e os cuidados com a família.

Ao iniciar a última etapa de nosso trabalho, reunimos o material que trabalhamos durante o ano. São depoimentos de mulheres de diversos estilos e idades e especialistas de diferentes áreas, além de pesquisas relacionadas ao tema.

Pode parecer estranho, mas apesar de haver uma quantidade grande de informações não é simples contar sobre as conquistas e dramas dessas mulheres. Durante as entrevistas sentimos a emoção das personagens. Observamos seus gestos, suas roupas, o corte do cabelo, a cor das unhas, os porta-retratos de suas casas.

Ao reproduzir trechos de suas vidas, sentimos novamente a emoção. Percebemos simplicidade e extravagância no desejo dessas mulheres, alegrias e sofrimentos que já viveram ou ainda vivem. Histórias que nos inspiram e compõe o roteiro de nosso livro-reportagem “Moderna, mas nem tanto”.

Um comentário:

  1. Não apenas escrevemos este livro, mas vivemos cada história junto com essas mulheres. Pra mim foi uma lição de vida!

    ResponderExcluir