sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A menina e a enchente - uma história de superação

Natacha Braido

“Nasci numa casa em Santo André em que dava uma super enchente. Meu pai assalariado, trabalhando sozinho. Normalmente em cada enchente a gente perdia tudo, tudo que tinha dentro de casa. Aí tinha que recomeçar, comprar tudo de novo. Depois eu fui trabalhar, estudar e sempre me mantive. Aí casei vim morar em São Caetano, você sabe o que é isso, pra uma criança que saiu da enchente? Vim morar num apartamento no 12º andar. Eu saia na janela e não acreditava que era eu. Você acredita nisso? Parece bobeira, não parece? Mas aquela menininha, que limpava enchente... A vida da umas guinadas que são muito interessantes.”

As palavras emocionadas de Maria Cristina Moreno, 49, ao relembrar sua infância fazem parte da nossa jornada de descobertas. A história de Cristina foi uma entre as muitas que nos emocionaram e nos permitiu dar início ao trabalho.

Ouvimos relatos sobre todos os assuntos: infância sofrida, casamentos que não deram certo, casamentos que estão para acontecer, escolhas entre família e marido, acontecimentos trágicos, doenças, liberdade e homossexualidade.

Algumas histórias foram contadas com sacrifício por lembrarem algo ruim. Outras contadas com emoção por serem vividas novamente. Mas todas transmitindo sensações incríveis.

Não é por sermos mulheres, mas não poderíamos escolher outro assunto mais intrigante e emocionante para escrever um livro. Cada mulher traz consigo uma lembrança, seja ela boa ou ruim, que faz parte da sua história de vida.

Maria Cristina abriu seu mundo para nós. Em uma tarde de inverno sentimos também a sensação de perder tudo na enchente. Saímos na janela do 12º andar e vimos a vida de um lugar tão alto que a água jamais alcançará.

A história da Maria Cristina completa estará no nosso livro. Obrigada Cristina por nos ensinar que a vida pode ser do jeito que a gente quiser se tivermos forças para lutar!

Um comentário:

  1. Linda história.
    A Cristina é a prova de que podemos realizar tudo o que desejamos!

    ResponderExcluir