sexta-feira, 24 de julho de 2009

Quantos anos você tem?

Carolina Mischiatti

Essa talvez tenha sido a pergunta mais indelicada para se fazer a uma mulher. A maioria se ofende em ter que respondê-la. E hoje em dia esquivar-se dela faz ainda mais sentido. Ou não!

Acontece que com o avanço da medicina e dos cosméticos, muitas mulheres não aparentam mais ter a própria idade.
A expectativa de vida do brasileiro aumentou em 11 anos, da década de 1980 até hoje. Sendo assim, os, ou as, cinquentonas de hoje têm o mesmo estilo de vida que as quarentonas de duas décadas atrás.

Mas como manter-se jovial sem cair no ridículo, ou seja, sem dar na cara que está tentando driblar a idade cronológica? É mais fácil do que se imagina. Aqui vão algumas dicas para se enquadrar no fenômeno que os americanos chamam de ‘ageless’, sem idade:

A primeira, e talvez mais importante, é fugir dos excessos. Quem está bem consigo mesma não precisa enfeitar-se ou carregar demais na maquiagem ou no figurino. Ser natural te faz parecer jovem.

Fuja dos batons de tons muito escuros. Eles denunciam as marcar de expressão em volta dos lábios.

Sobrancelhas devem ser médias, nem grossas nem finas demais. Meio complicado para as mulheres que tiveram sua juventude nos anos 80, quando a moda era ter o traço finíssimo. O ideal é fazer maquiagem definitiva ou usar um bom lápis para engrossar um pouco a parte acima do olho. Isso ainda ajudará a desviar a atenção da flacidez nas pálpebras.

Óculos. Não há nada de errado neles, mas se você não quiser ser chamada de vovó é melhor fugir dos óculos de aros metálicos ou sem aro. Nenhum pecado, porém, será maior do que usá-los presos a uma cordinha no pescoço. Fuja disso! O ideal é usar armações estilosas, coloridas ou mais grossas, para chamar a atenção para sua fisionomia.

O cabelo. Talvez o maior causador de problemas, mas também a grande solução para quem não está feliz com a própria imagem. Quem já passou dos 50, é melhor optar por uma mescla de cores na tintura. Isso porque os tons escuros denunciam qualquer fio branco. Já os muito claros chamam a atenção para o rosto, logo também para as rugas. Ao usar mais de uma cor nos cabelos, o aspecto fica natural. No corte, é mais fácil acertar com um comprimento próximo ao pescoço. Assim, ele irá disfarçar possíveis rugas ou manchas nessa região, além de modelar o seu rosto.

No guarda-roupas é possível usar modelitos parecidos com o da filha, desde que com alguns ajustes. É o que explica a modelo e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, do SBT, Isabella Fiorentino . Como foi explicado na primeira dica, não exagerar, sobretudo nos decotes e saias justas, é fundamental para quem já passou dos 40 se vestir bem.

É totalmente possível ser feliz respeitando sua idade e melhorando o que tem. E não se esqueçam, uma boa base no rosto pode fazer milhagres.

Algumas dicas foram tiradas do livro “Como não parecer velha” (How not to look old), da consultora de moda americana, Charla Krupp.

Um comentário: