segunda-feira, 8 de março de 2010

Feliz Dia Internacional da Mulher?

Pamela Lopes

O tão feliz dia internacional da mulher quase passou batido por mim hoje. Como a maioria das mulheres, eu estava preocupada demais com outras coisas para lembrar que temos um dia.

Quando fui tomar meu café, um cara se ofereceu pra pagar. Eu disse não, lógico que não. Mas a atendente, sorridente, soltou: “Deixa ele pagar, boba, hoje é o seu dia”. O que mais eu poderia fazer? Aceitei, sorri e tomei meu café.

Comecei então a pensar no sentido de comemorar a data sem ao menos saber o que ela significa.

Se o dia relembra a luta das mulheres pela igualdade entre os gêneros, porque razão eu deveria aceitar que ele pagasse meu café?

Qual o motivo para eu não sair comemorando a minha independência ao invés de ficar esperando receber uma flor?

A verdade é que a maioria das mulheres se esqueceu do real sentido deste dia. E que os homens nem devem saber, porque se soubessem não reivindicariam a existência de um dia para os homens.

O dia internacional da mulher tem como objetivo lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres no século passado, como também se opor as discriminações a que estão ainda submetidas muitas mulheres em vários lugares do mundo.

Ou seja, eu deveria ter deixado de lado essa educação que todas as mulheres recebem, inclusive eu e ter dito: Sai fora, eu pago meu café!

4 comentários:

  1. Todos os dias são de luta para mulheres de todas as idades e lugares. Trabalho, família, amor. As preocupações do dia a dia as vezes nos fazem esquecer que nossa condição nem sempre foi essa, e por isso existe um dia para comemorar lutas passadas. Também não devemos esquecer que essa não precisa ser nossa condição daqui para frente. Temos muito a conquistar. Vamos seguindo!

    Ótimo texto. Imaginei como seria você dizendo o "sai fora" !

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pam, concordo que temos que comemorar o verdadeiro sentido desta data, mas não devemos esquecer que a cada dia temos uma nova conquista. E mais, a gentileza, a educação dos homens para conosco devem ser mantidas sempre.Não há mal algum em pagarem a conta de vez em quando,rsrs.beijos

    ResponderExcluir
  3. Queridas deixem de ser feministas...foi so uma gentileza da nossa parte...isso o correm a todo momento mais voces so acham q a nos homens so qeremos sexo e nada alem disso...temos sentimentos tbm igual a qualquer outro ser humano...depois tomam esculhacho dos homens e ai ficam achando que todo homem é igual...rsrsrrs

    ResponderExcluir
  4. Carolina Mischiatti


    Meninas entre 13 e 19 anos são o grupo com maior incidência de novos casos da doença no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico Aids/DST 2009, para cada 8 jovens do sexo masculino infectados pelo vírus HIV, existem 10 casos do sexo feminino na mesma situação.

    O aumento da doença entre as jovens será o foco da campanha de prevenção do próximo carnaval, feita pelo Ministério da Saúde.

    A aids atinge 33,4 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, desde de 1980 foram contabilizados 544.823 casos, sendo 65,4% entre homens e 34,6% entre mulheres. Mas, apesar de ser minoria, a doença vem aumentando entre elas. Nos anos 80, eram 15 homens infectados para uma mulher. A partir de 2003, passou de 15 casos de homens para 10 de mulheres.

    O aumento do índice de mulheres infectadas tem a ver com a formação cultural. Normalmente são os homens que levam a camisinha e definem quando usá-la. Mas é importante que as mulheres se imponham e tenham uma sempre em mãos, caso o inesperado aconteça.

    No mercado de trabalho, são elas que saem perdendo. De acordo com informação divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, 58% dos portadores de HIV no país não trabalham, sendo 55% homens e 62% mulheres infectadas.

    A Fundação Oswaldo Cruz, responsável pela pesquisa, constatou que a autoavaliação positiva do estado de saúde de quem se afastou da profissão foi 55% menor do que a dos que continuam ativos.



    MUITO BOA ESSA MATERIA PARABENS!

    ResponderExcluir